terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Pontos Turísticos e Patrimônios Históricos

Passagens Molhadas


Outras comunidades distantes da sede do município também têm seus balneários turísticos. As pontes sobre rios e riachos que ligam duas ou mais comunidades são denominadas Passagens Molhadas, pela proximidade destas com a água, propiciando lindas quedas d’água de jusante a vazante. Além de beneficiar com rapidez e segurança o transporte entre localidades, as Passagens Molhadas possibilitam um belo represamento de águas, servindo de balneário para a população. A Passagem Molhada sobre o Rio Banabuiú fica a dois quilômetros da sede do município, ligando as comunidades de Sítio Ilha e Espinho e beneficiando, também, Sapé, Gangorra e Malhada.Na comunidade de Córrego de Areia, na zona fronteiriça com o município de Tabuleiro do Norte, o Complexo Turístico Passagem Molhada chega a reunir mais de mil pessoas em um final de semana.

Igreja Matriz

Berço da ocupação desde quando o município era apenas uma vila, a Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição guarda 162 anos de história. Era nove de dezembro de 1845 quando Padre Vicente Rodrigues e seus irmãos, José e Antonio Vicente, inauguraram a idealizada capela naquele povoado – faixas de terra foram doadas à diocese católica. Liderada pelo vigário João Olímpio Castelo Branco, a igreja passa atualmente por reformas no teto e na fachada, o que possibilitará mais beleza e comodidade para os fiéis.

Praças Públicas

Muito mais que bancos e jardins constituem as praças públicas do Interior. Muitas delas guardam fatos históricos relevantes para o Município. Eventos festivos sociais, religiosos e políticos têm como cenários as praças José Osterne (Matriz), Assunção (popular "Praça do Aconchego"), praça dos Taxistas, Praça Capitão João Enes (conhecida praça da Coluna da Hora). Além das praças do centro da cidade, praticamente todas as dezenas de comunidades possuem esse ponto de lazer.

Morros




Por esse local cercado pelas águas do Rio Jaguaribe a memória local registra que até Lampião pediu passagem. Oportunizando aos banhistas uma linda paisagem com águas correntes, uma ilha de pedras, algumas grutas submersas e várias outras expostas completam a beleza da natureza do lugar rochoso de maciços antigos. Segundo a história local, Lampião e seu bando, fugidos de uma batalha em Mossoró (RN), passaram por uma gruta nos Morros, que até hoje é conhecida por “Gruta de Lampião”. Quem vai aos Morros, não perde a oportunidade de saltar na água direto de uma oiticica de 20 metros.

Biblioteca Pública


Não é só por se tratar de uma guardadora de bons livros que a biblioteca pública municipal Luís Eduardo Neto tem importância em Limoeiro. A história local está exposta em suas estantes mas também em suas paredes, já que foi lá que morou seu Custódio Saraiva e dona Judite Chaves, aquele que um dia foi prefeito e esta que representou uma das maiores lideranças políticas na segunda metade do século XX. A casa foi visitada por Lampião em sua passagem por Limoeiro do Norte.

Casarão dos Osternes - Academia de Letras


O antigo casarão da família de José Osterne, construído em 1892, dá nome à praça em frente à igreja matriz de Limoeiro e sedia atualmente a Academia Limoeirense de Letras (ALL) desde sua fundação, em 2001, da qual participam 40 membros titulares, entre escritores, poetas, professores e demais segmentos da intelectualidade local.


Barragem das Pedrinhas


Como sertanejo que se preze tem um bom balneário, em Limoeiro do Norte a Barragem das Pedrinhas é, a um só tempo, lugar para descanso, animação, pesca ou só um contemplar da paisagem, seja dia de sol forte ou noite de luar. O local é importante para abastecimento de água tanto para uso doméstico quanto para fornecimento aos perímetros irrigados da Chapada do Apodi.A Barragem das Pedrinhas fica no sopé da Chapada do Apodi, distante oito quilômetros da sede do Município. O acesso é feito pela Rodovia do Turismo, em excelente estado de conservação. É um local aprazível, com infra-estrutura adequada para atender a todos que buscam lazer. Ambiente agradável de contato com a natureza, o balneário é composto de bares, restaurantes, barracas, telefone público e arborização abundante. No carnaval, cerca de 15 mil pessoas freqüentam diariamente o local, sempre movimentado nos finais de semana por todo o ano.


Chapada do Apodi

Um dos relevos mais antigos do Nordeste – data da Era Cenozóica – a Chapada do Apodi ocupa a zona leste do município de Limoeiro do Norte. Seu maior destaque tem sido na produção agropecuária, sendo considerada a região mais fruticultora do Ceará. O agronegócio desponta com a instalação de empresas multinacionais, produtoras de abacaxi, melão, banana, melancia, mamão etc., colocando o Ceará entre os maiores exportadores brasileiros de algumas culturas agrícolas. E a fertilidade da Chapada possibilita o cultivo até de plantas adversas ao clima local, como uva, ata, figo e papaia, uma planta exótica cujos frutos fazem parte da culinária refinada. O turismo agrícola é feito visitando e conhecendo toda a infra-estrutura de algumas empresas. Além disso, os mais de 250 metros de altura do local permitem uma bela visão da cidade.


Capela de Santa Luzia


Primeira igreja no Ceará feita completamente na arquitetura gótica, é uma das mais belas do Vale do Jaguaribe e fica situada na comunidade de Sítio Espinho, às margens da BR-116. A festa de Santa Luzia expressa a religiosidade do povo limoeirense,que todos os anos vai aos milhares assistir à missa na famosa capela, fundada em 1958. Recentemente, o largo da capela foi reformado, com calçamento de praça, retirada do muro que a rodeava e instalação de uma estátua de mais de dois metros em homenagem a Santa Luzia.

Nenhum comentário: