segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

LIMOEIRO DO NORTE


Limoeiro do Norte é um município brasileiro do estado do Ceará.












Prefeito: João Dilmar da Silva







Dados Gerais

- Economia





Pecuária
Algodão herbáceo e arbóreo
Arroz
Milho
Feijão





- Clima

Temperado, varia de 27º a 33°C.

- Generalidades

O município se encontra entre dois braços do rio Jaguaribe (Jaguaribe e Banabuiú) que fazem dela uma ilha fluvial. Os braços deste rio chegavam a desaparecer em épocas de seca, o que lhe rendeu o título de 'Rio mais seco do mundo', retornando e crescendo muito rápido em volume e extensão na estação chuvosa, tornando necessário usar canoas para atravessá-los.
O município é conhecida também como a 'Terra das Bicicletas', sendo comum crianças aprenderem muito cedo a pedalar bicicletas grandes (aro 24 ou maior), tocando os pedais apenas quando estes estão na posicão mais alta.

- Denominação

O município de Limoeiro do Norte tem esse nome em razão da grande quantidade de limoeiros na região, plantados pelos antigos moradores, os índios Paiacus.

- História
Suas origens datam do ano de 1687, quando o sargento-mor João de Sousa Vasconcelos estabeleceu-se no sítio denominado São João das Várzeas. Algum tempo depois, estas e outras terras foram ocupadas por imigrantes provenientes dos estados do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, formando novos redutos. Estes foram elevados a povoados, dos quais se destacaram o de Limoeiro e o de Tabuleiro de Areia que nesse tempo pertenciam à cidade de São Bernardo de Russas.

- Primeiras manifestações religiosas
Um padre chamado Vicente Rodrigues da Silva e seus irmãos, José e Antônio, lançaram a idéia da construção de uma capela no povoado, doando faixas de terra para sua edificação. Os atos inaugurais da capela de Nossa Senhora da Conceição, em homenagem àquela que seria a padroeira do município, realizaram-se no dia 9 de dezembro de 1845. A antiga capela é hoje a Igreja-Matriz do município.



- Criação da vila e do município

A elevação do povoado de Limoeiro à categoria de vila aconteceu no dia 22 de dezembro de 1878, com sede em São João do Jaguaribe que se desmembrava de Russas. Sua elevação à categoria de município só veio a ocorrer em 30 de agosto de 1897.

- Turismo



Limoeiro é uma terra abençoada, rica em patrimônio cultural e belezas naturais, como seus rios e ainda possui a atrativa Barragem das pedrinhas.





- Cultura

Limoeiro realiza um evento cultural anual, chamado Encontro dos Mestres do Mundo, com apresentações culturais de todo o Brasil e até internacionais. O evento já se encontra no 3° ano, sempre ocorrendo junto ao aniversário do município.

Nenhum comentário: